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domingo, 6 de março de 2016

Varas de pesca – Conheça um pouco antes de comprar


Vamos falar um pouco sobre os tipos de varas especialmente as varas para carretilhas, as quais temos uma série de especificações.


Existem basicamente 04 tipos de vara

Varas para molinetes

Os passadores são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. Não possuem gatilho.

Varas para carretilhas

Os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. A maioria possui gatilho.

Varas Telescópicas

Tem esse nome devido ter a capacidade de encolher e esticar como um telescópio, devem ser leves e resistentes.O peso das varas pode variar de acordo com o material de que ela é feita e espessura dos tubos. Os materiais usados são carbono e fibra de vidro que podem ser puros ou misturados entre si em diversas proporções, são os chamados mix carbon.

As varas de carbono são super leves e bem rígidas, conseqüentemente, mais frágeis. São varas que exigem grande cuidado não só por serem mais fáceis de quebrar, mas também, por serem sempre muito caras.

As varas de fibra de vidro são bem mais baratas que as de carbono, mas são um pouco mais pesadas e flexíveis, o que as torna mais resistentes a pancadas e envergaduras bruscas.

Já as varas de mix carbon que variam de 20% a 80%, possuem preços bons e a resistência das varas de fibra, dependendo da proporção da mistura podem ser até mais resistentes. O seu peso varia de acordo com a mistura do material com o qual são produzidas.


Varas para Fly

Fabricada na maioria das vezes em fibra de carbono.
São ocas por dentro e tem uma função de carregar a linha a responsável pelo lançamento da isca.Diferente de outros tipos de pesca onde a vara é o que faz a isca ser lançada.,No fly é a linha que lança a isca.Elas são medidas em diversos Números desde #2,#3,#4 (leves) 5#,6#,7#(intermediário) 8#,9#,12#(Pesados)A linha e a carretilha acompanham o mesmo número da vara para o conjunto ser balanceado.

As partes de uma vara :





-BLANK – É o corpo da vara, responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço que a vara suporta. Também determina a ação da vara. Pode variar de tamanho conforme o tipo de pescaria

-REEL SEAT – É o fixador da carretilha/molinete. Onde se prende a carretilha à vara.

-REAR GRIP – Chamado de “cabo”. Pode ser curto ou comprido dependendo da modalidade a ser usada.

-BUTT CAP – É a tampa do cabo. Peça muito importante. Além de ser um item no acabamento da vara. É o Butt Cap que evita o choque direto do Blank com o chão, o que poderia causar trincas na vara. É ele também que veda o cabo e o Blank para não acumular sujeiras como umidade, areia, limo, maresia, barro, etc.

-TIP TOP – Ponteira da vara.

-GUIDES – Passadores ou Guias.

-HOOK KEEP –
Prendedor de anzol/ iscas artificiais.

Leitura da vara

Tipos de Varas:


-ULTRALIGHT (UL)
– Ultra Leve

Linha até 6 libras (2,3kg)

-LIGHT (L) – Leve

Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)

-MEDIUM (M) – Média

Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)

-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada

Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)

-HEAVY (H) – Pesada

Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)

-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada

Linha acima de 35 libras (15,9kg)

Classificações


As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas classificações vem impressas nas próprias varas.


COMPRIMENTO

É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.

PESOS DE ARREMESSO
As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).

CAPACIDADE DE PESO E RESISTÊNCIA DA LINHA
Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).

Ação da vara (Action)


Esse conceito diz respeito à velocidade de recuperação dos blanks, ou, o período de tempo que levam para voltar à posição normal depois de vergados nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.



Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com boias cevadeiras por exemplo é um caso desses.



Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho. A pesca de carpas por exemplo.



Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.





Então galera veja muito bem o tipo de pescaria e peixes a serem fisgados para depois procurar uma vara adequada.


Todos essas varas são customizáveis e ficam com um aparência unica e exclusiva que só você vai ter. Consulte-nos e saiba como sua vara pode ficar do seu jeito..




Um grande abraço e aguarde que vamos postar alguns trabalhos que estão saindo do forno.

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