analytics

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Carretilhas ou Molinetes ?


Rivais ou companheiros? Para nós pescadores, o importante é que tanto os molinetes quanto as carretilhas, desde a sua invenção, desenvolveram-se e evoluíram de uma forma impressionante, ficando cada vez melhores.

Acredita-se que os molinetes tiveram a sua origem na França por volta de 1870, e as carretilhas surgiram na Inglaterra no século Dezessete.
Hoje, o pescador tem à sua disposição equipamentos fabricados com a mais alta tecnologia, desde os modelos “micro”, destinados à pesca ultra leve, passando por carretilhas elétricas usadas na pesca vertical no mar, molinetes e carretilhas construídos em titânio ou em ligas de aços especiais, até as grandes carretilhas para pesca oceânica, todos facilmente encontrados em lojas de pesca e na internet.

Era comum pescadores radicalizarem suas opiniões, dizendo só usar carretilhas (principalmente para pesca pesada), por acreditarem ser o molinete frágil e não confiável, e pescadores adeptos da pesca com iscas artificiais usarem somente molinetes, pela dificuldade de arremessar iscas mais leves com as carretilhas, evitando assim as terríveis “cabeleiras”.  Hoje em dia, posso dizer que tecnicamente os molinetes com chassi rígido (titânio, aço inox ou alumínio), com fricção dianteira, e trava com anti-reverso contínuo, são tão resistentes e confiáveis quanto as melhores carretilhas.  Em contrapartida, as carretilhas de perfil baixo, dotadas de freio centrífugo ou magnético, tornaram-se as preferidas na pesca com iscas artificiais, pela precisão que proporcionam nos arremessos e pela comodidade e leveza.

O molinete arremessa com facilidade iscas mais leves. Quando a pescaria é realizada em locais onde as distâncias para os arremessos são muito curtas, como em pequenos rios ou córregos, esse equipamento leva vantagem.  Outro ponto positivo do molinete é que no momento em que a isca cai na água, a linha pára de sair, evitando a “cabeleira”. A carretilha serve para arremessos mais longos e precisos. A linha não torce com facilidade e sofre menor atrito nos passadores.

Carretilhas ou Molinetes ?

Não existe o melhor ou o pior equipamento e sim aquele que se adequa para cada tipo de pescaria e para cada pescador.

Aos iniciantes na pesca é aconselhado o uso de molinetes por seu fácil manuseio e rápida regulagem. Já para os mais experientes a carretilha é um passo a mais, pois requer um pouco mais de conhecimento sobre o equipamento e de como regular cada item, freios, fricção entre outros.

Veja no quadro a seguir as vantagens e desvantagens entre a carretilha e o molinete.




Pontos positivos e negativos de cada equipamento

O molinete não tem segredos e seu uso é simples. Já a carretilha requer um conhecimento maior.

A carretilha serve para armazenar a linha e auxiliar no arremesso e no recolimento.

A preferência por esse tipo de equipamento se justifica pelo fato das carretilhas serem mais precisas nos arremessos que os molinetes, principalmente com iscas artificiais, permitindo ao pescador que coloque a isca exatamente no local desejado.

É muito importante que o conjunto vara/carretilha seja equilibrado, ou seja, que a vara seja adequada ao tipo, modelo e tamanho da carretilha.

Conheça agora alguns tipos de carretilhas de ação leve até extra-pesada.

Carretilha - Leve

Usada com pequenas iscas artificiais, jigs,  pequenas bóias de arremesso. Ideal para pesca de pequenos peixes ou onde a bitola da linha não tenha que ser superior a 0,30mm.


Carretilha - Média

A carretilha de ação média é uma das mais usadas em todo o mundo, principalmente para a pesca com iscas artificiais. Em pesqueiros é um dos modelos mais usados também e com capacidade de linha ideal para a maioria das espécies em pesqueiros, variando de 0,28mm a 0,45mm.



Carretilha - Média-Pesada

A Média-Pesada também é outro equipamento muito usado na pescaria de corrico e em pesqueiros, na pescaria dos peixes de couro, tendo uma boa capacidade de linha entre 0,45 a 0,55mm


Carretilha - Pesada

As carretilhas pesadas são muito usadas em pescarias na Amazônia, Araguaia e Mato Grosso em busca dos gigantes peixes de couro e em alguns pesqueiros atrás das pirararas que podem chegar a mais de 50kg. Usada sempre com bitolas de linha superior a 0,60mm.


Carretilha - Extra-Pesada

Essas carretilhas extra-pesadas são usadas em pescas oceânicas e comportam linha superiores a 0,90mm.

Portanto, antes de comprar sua carretilha veja bem o tipo de pescar a ser feita. Eu acho mais interessante para quem quer começar a usar carretilhas, comprar um equipamento médio.


Carretilha ou molinete, qual é o melhor equipamento? Este debate persiste por anos, porém ambos têm suas vantagens e desvantagens. Cabe ao pescador saber tirar proveito do melhor que cada um pode oferecer. Portanto, quando você for pescar, não se intimide: leve os dois equipamentos, use-os da melhor forma e divirta-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário